Conforme a Resolução CNE/CEB no
04/2010, artigo 9o
,
a escola de qualidade social adota como centralidade o
estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento ao seguinte requisito, entre outros:
✂️ a) valorização dos profissionais da educação, com
formação continuada realizada conforme as necessidades apontadas pela direção escolar e reajuste
anual dos salários. ✂️ b) realização de parceria com órgãos, tais como os de
assistência social e desenvolvimento humano, cidadania, ciência e tecnologia, esporte, turismo, cultura
e arte, saúde, meio ambiente. ✂️ c) foco no projeto político-pedagógico e na avaliação
das aprendizagens, medindo a progressão dos estudantes e classificando-os com base nos resultados
de desempenho obtidos. ✂️ d) preparação dos profissionais da educação visando
atender às demandas pedagógicas do projeto da
escola, reforçando práticas de ensino antigas e convencionais. ✂️ e) inter-relação entre a organização do currículo e a
jornada de trabalho dos professores, tendo como
objetivo principal o cumprimento dos conteúdos obrigatórios estabelecidos pela legislação vigente.