Na educação infantil, a avaliação tem como objetivo principal acompanhar e
compreender o processo de desenvolvimento integral da criança. Nesse contexto, no registro
das observações e na análise contínua do progresso individual, o agente educador deve:
I. articular observações descritivas com análises qualitativas, destacando como as crianças
respondem às propostas pedagógicas.
II. registrar situações de aprendizagem em diferentes contextos, utilizando múltiplas formas de
documentação, descrições, fotografias e portfólios.
III. emitir relatórios sobre os avanços individuais nas atividades propostas, evitando anotações de
dificuldades visando estimular o desenvolvimento integral.
IV. valorizar a observação contínua e intencional, documentando de forma reflexiva os progressos e
as interações.
V. documentar de maneira genérica os aspectos gerais do comportamento das crianças, sem
detalhamento de suas interações ou dificuldades.
Está CORRETO o que se afirma em:
a) I, II e IV apenas.
b) I, II e III apenas.
c) IV e V apenas.
d) I e III apenas.