“Acriança, na interação com seus pares e com adultos, vive experiências de atenção pessoal e outras práticas sociais nas quais aprende
a se perceber como um 'eu' — alguém que tem características, desejos, motivos, concepções —, a considerar seus parceiros como um
'outro' — com desejos e interesses próprios — e a tomar consciência da existência de um 'nós' — um grupo humano cada vez mais
amplo e diverso” (Oliveira, 2018, p. 03).
Fonte : OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil : fundamentos e métodos. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
A partir deste contexto, marque a alternativa CORRETA a respeito da afetividade na Educação Infantil.
✂️ a) Segundo os fundamentos teóricos da Educação Infantil, a afetividade está relacionada ao vínculo entre professores e alunos, não
abrangendo interações com outros pares no ambiente escolar. ✂️ b) A afetividade é um elemento complementar na Educação Infantil, sendo valorizada principalmente em contextos voltados ao
aprendizado de habilidades cognitivas. ✂️ c) O papel da afetividade na Educação Infantil é limitado ao fortalecimento de vínculos emocionais, sem impacto direto na construção
da consciência de grupo ou no desenvolvimento de competências sociais. ✂️ d) Aafetividade é essencial na Educação Infantil, pois permite que a criança, ao interagir com pares e adultos, construa sua identidade
na relação eu-outro. ✂️ e) A afetividade, embora importante, é tratada como um componente isolado, desvinculado dos processos de interação social que
contribuem para a construção da autonomia e da consciência coletiva das crianças.