Relato de Caso : Durante uma manhã na creche, a professora responsável decidiu realizar uma sessão de contação de histórias para um
grupo de crianças de 3 a 5 anos. Para criar um ambiente acolhedor e envolvente, ela utilizou um tapete pedagógico e organizou as
crianças em um círculo. Antes de iniciar, pediu ajuda ao monitor da turma, que colaborou trazendo fantoches e máscaras feitas
anteriormente pelas crianças. Ahistória escolhida, sobre uma aventura de animais na floresta, foi narrada com diferentes entonações de
voz e gestos expressivos. Enquanto a professora contava a história, o monitor de creche distribuiu fantoches aos pequenos,
incentivando-os a interagir representando os personagens. Essa participação ativa trouxe mais dinamismo à atividade. Durante o
desfecho, o monitor pediu às crianças que desenhassem uma parte da história que mais gostaram. Assim, a contação não apenas
despertou a criatividade e a imaginação, mas também reforçou a compreensão narrativa e promoveu a socialização entre as crianças.
Com base no relato de caso, considerando as Infâncias e suas múltiplas linguagens, bem como os princípios pedagógicos da contação
de histórias na Educação Infantil, marque a opção CORRETA.
✂️ a) A utilização de fantoches e máscaras durante a contação de histórias é limitada à exploração lúdica, sem contribuir diretamente para
a construção de habilidades cognitivas ou sociais das crianças. ✂️ b) A contação de histórias, aliada a recursos como fantoches e desenhos, promove o desenvolvimento integral da criança, estimulando
a criatividade, a imaginação, a interação social e a compreensão narrativa. ✂️ c) A participação do monitor, ao distribuir fantoches e orientar o desenho, substitui o papel da professora na mediação da atividade,
destacando a importância de um único agente educativo para o aprendizado infantil. ✂️ d) A atividade de desenhar uma parte da história relaciona-se ao desenvolvimento motor fino, sem ligação com os aspectos cognitivos
ou emocionais envolvidos na contação de histórias. ✂️ e) O papel do monitor foi fundamental para manter a disciplina durante a atividade, visto que a contação de histórias é eficaz em
ambientes silenciosos e controlados, sem espaço para improvisações por parte das crianças.