Relato de Caso : Pedro, de 5 anos, aluno da Educação Infantil, apresentava dificuldades de interação social e baixa participação em
atividades coletivas devido a mudanças familiares significativas. Após diálogo entre a professora e os pais, a escola e a família
colaboraram para promover seu desenvolvimento. A escola propôs atividades lúdicas para incentivar a socialização, enquanto a
família fortaleceu o diálogo e as brincadeiras em casa. Com essas estratégias, Pedro passou a participar mais das atividades e
demonstrar maior segurança.
Com base no relato de caso e nos fundamentos da parceria entre família e escola para o desenvolvimento integral da criança, analise as
alternativas abaixo e marque a CORRETA.
✂️ a) A colaboração entre família e escola é importante em situações de dificuldade ou conflito, sendo dispensável em contextos de
desenvolvimento normal da criança. ✂️ b) A responsabilidade pelo desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil é exclusivamente da escola, sendo a família um
agente secundário nesse processo. ✂️ c) A atuação conjunta entre família e escola deve ser centrada em reforçar conteúdos pedagógicos, pois o desenvolvimento emocional
e social ocorre naturalmente. ✂️ d) A parceria entre família e escola é essencial na Educação Infantil, pois promove o desenvolvimento integral da criança, ao alinhar
estratégias que atendam às suas necessidades emocionais, sociais e cognitivas, em diferentes contextos de sua vida. ✂️ e) O desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil depende principalmente de sua maturação biológica, com a escola e a
família tendo um papel complementar e de menor relevância no processo.