O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só
indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo
escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação
escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação
Básica (Saeb).
O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados
sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas
dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb,
o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema
apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade
de melhoria do sistema.
O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a
ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido,
como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade
comparável ao dos países desenvolvidos.
Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb.
Acesso em: 06 fev. 2024
No ano de 2023, o IDEB de Belém do Piauí para os anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública
era ____ e para os Anos Finais, de _____. Na comparação com outros municípios do estado, ficava nas
posições 15 e 53 de 224. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 624 e 1695
de 5570.
Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima.
✂️ a) 5,4 e 6,8 ✂️ b) 6,8 e 5.1 ✂️ c) 6,8 e 6,0 ✂️ d) 5,8 e 6.1