A adaptação da criança em qualquer ambiente é fundamental para o bom desempenho
em suas atividades:
I - Por esse motivo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que ‘toda criança
tenha uma transição saudável em que ela seja bem acolhida, com um professor que seja
mediador nessa nova fase da criança. A ideia é oferecer uma ponte entre uma fase e outra,
buscando sempre o bem estar da criança, e visando o melhor ensino-aprendizagem’.
II - Para garantir o processo de ensino aprendizagem na transição da Educação Infantil para
Ensino Fundamental, é pertinente que o professor/educador adiante em uma conversa com
seu aluno, as mudanças que irão acontecer neste período, fazendo de uma forma saudável,
sem assustar esse aluno.
III - Esse assunto é tão importante que a BNCC faz alusão de como a escola e os
professores devem estar preparados para esse processo, para que essa transição aconteça
de forma gradativa e harmoniosa sem fragmentar o aprendizado da criança.
IV - Em 2006 com a LDB, houve uma mudança na lei e a criança passou a frequentar o
ensino fundamental anos iniciais, com seis anos de idade, com isso foi-se repensado nas
práticas pedagógicas para esse primeiro ano. Pois as características da criança de seis
anos nos permitem que se pense em coisas específicas para ela.
✂️ a) Todas as alternativas estão corretas. ✂️ b) Somente as alternativas II e IV estão corretas. ✂️ c) Somente as alternativas I, III e IV estão corretas. ✂️ d) Somente as alternativas I e IV estão corretas. ✂️ e) Nenhuma das alternativas está correta.