As servidoras M., X., Z. e L. trabalham no mesmo setor de uma universidade federal. Além de
serem colegas de trabalho, tornaram-se grandes amigas, pois se identificam muito umas com as
outras. É comum que se encontrem para confraternizar, inclusive fora do ambiente da
universidade. Outros colegas de trabalho já identificaram esse entrosamento e conseguem
inclusive identificar a “líder” do grupo: X. Essa identificação se dá pelo fato de que as demais
parecem sempre seguir aquilo que ela fala em situações que exigem algum posicionamento.
Interessante é que formalmente M. ocupa uma posição hierárquica superior à de X., e, mesmo
assim, é a palavra desta que acaba prevalecendo. Algo também observado é que, por vezes, o
fato de essas servidoras serem amigas contribui de forma positiva para o setor, pois uma costuma
ajudar a outra, o que gera certa motivação extra pelo fato de trabalharem juntas. De outro lado, há
casos em que esse entrosamento pode ser prejudicial ao setor, como foi o caso em que X. insistiu
num posicionamento claramente equivocado e foi seguida pelas demais apenas por serem
amigas. Considerando o tema “organização informal” e o texto acima, assinale a alternativa correta.
✂️ a) Relação de antagonismo é uma das características das organizações informais que é ilustrada
no texto e indica que as pessoas, em associação a outras, em diferentes setores de uma
organização, podem criar relações pessoais de antipatia (ou antagonismo). ✂️ b) Colaboração não espontânea é uma das características das organizações informais que é
ilustrada no texto quando se menciona a forma como agem as colegas de trabalho que são
também amigas. ✂️ c) Status é uma característica das organizações informais que é ilustrada no texto, quando se fala
sobre a liderança de X. sobre as amigas. ✂️ d) As mudanças e alterações que os grupos informais podem sofrer caracterizam as organizações
informais e são ilustradas pelas situações descritas no texto. ✂️ e) O texto ilustra como os padrões de desempenho nos grupos informais sempre correspondem
aos padrões estabelecidos pela administração.