O estudo da comunicação nas organizações é estreitamente vinculado ao estudo dos grupos nas organizações. Um
dos usos mais comuns de grupos no trabalho envolve a tomada de decisão; como diz o ditado: “duas cabeças pensam
melhor do que uma”. A tomada de decisão em grupo pode assumir várias formas, dependendo da tarefa e do grupo.
Para isso, a única afirmativa INCORRETA é:
a) Existem três tipos principais de tomadas de decisão em grupo: as decisões consultivas; as decisões democráticas; e,
as decisões por consenso.
b) Em uma decisão por consenso, todos os membros concordam com a decisão. Alguns membros podem achar que
outras opções seriam melhores, mas todos concordam em apoiar a decisão do grupo.
c) Na decisão consultiva o líder do grupo toma a decisão depois de receber input dos membros do grupo. Se o líder de
uma comissão de saúde e segurança pedisse a todos os membros da comissão ideias sobre como impedir a violência
no local de trabalho, examinasse as sugestões e depois escrevesse um memorando detalhando as práticas que
seriam adotadas na empresa, essa seria uma decisão consultiva.
d) Em uma decisão democrática os membros do grupo não recebem autoridade para tomar a decisão por si mesmos.
No exemplo da comissão de saúde e segurança, o grupo pode discutir alguns métodos e depois chegar a um acordo
sobre qual método deve ser usado na empresa. O acordo geralmente é baseado no voto majoritário e, assim, alguns
membros podem não concordar com a decisão tomada pelo grupo.