Na infância, o processo de crescimento e
amadurecimento é marcado por diferentes fases que
desempenham um papel fundamental na formação das
crianças. Neste contexto, a Terceira Infância,
abrangendo a faixa etária dos 6 aos 10 anos, merece
destaque especial, uma vez que corresponde aos anos
iniciais do Ensino Fundamental.
Sobre as fases do desenvolvimento da criança , atribua:
1. 6 a 7 anos: início da escolarização formal.
2. 8 a 9 anos: aprimoramento da concentração e cooperação social.
3. 10 anos: maturidade cognitiva e social.
( )Atingem um nível mais avançado em várias
competências. Cognitivamente, conseguem
estabelecer relações de causa e efeito, dominam a
leitura e interpretam textos complexos.
( )É nesse período que ocorre o fortalecimento das
estruturas da mão, facilitando a capacidade motora
fina e contribuindo para atividades como a escrita.
A linguagem deixa de ser egocêntrica e se torna
mediadora entre experiências concretas e abstratas.
( )Nessa etapa, as crianças adquirem um maior poder
de concentração, reflexão e coordenação de ações
individuais, tornando-se mais aptas à colaboração
em atividades coletivas. Elas compreendem melhor
construções lógicas e começam a desenvolver um
raciocínio lógico-reversível.
( )Nessa fase, as crianças ingressam na escolarização
formal, impactando suas rotinas e demandando o
desenvolvimento de diversas competências. Elas
começam a compreender a relação entre o concreto
e o abstrato, desenvolvendo a reversibilidade do
pensamento.
( )Socialmente, tornam-se mais capazes de cooperar
com os outros e distinguir seus desejos dos demais,
o que favorece relacionamentos mais duradouros. A
identificação com os pares e a compreensão de
regras e expectativas sociais também se
intensificam.
Assinale a sequência CORRETA:
✂️ a) 3 – 2 – 1 – 1 – 3. ✂️ b) 1 – 2 – 3 – 3 – 2. ✂️ c) 2 – 1 – 3 – 1 – 2. ✂️ d) 3 – 1 – 2 – 1 – 2. ✂️ e) 1 – 2 – 3 – 1 – 3.