A Psicologia do Desenvolvimento fornece importantes subsídios para a compreensão
dos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Um
dos autores mais influentes na área é Jean Piaget, que em sua obra "A psicologia da
criança " (PIAGET & INHELDER, 1969), descreve os estágios do desenvolvimento cognitivo
e destaca a importância da atividade da criança na construção do conhecimento. Com base
na teoria piagetiana e nas contribuições de Piaget para a compreensão do desenvolvimento
infantil, analise as assertivas abaixo:
I - Segundo Piaget, a aprendizagem ocorre de forma passiva, com a criança sendo moldada
por estímulos externos, cabendo ao adulto direcionar todas as suas ações para garantir o
desenvolvimento.
II - Piaget entende que a criança é um sujeito ativo na construção do conhecimento,
interagindo com o meio por meio de ações concretas, o que contribui para seu
desenvolvimento cognitivo.
III - A teoria piagetiana propõe quatro estágios do desenvolvimento cognitivo, sendo o
estágio pré-operatório característico da faixa etária atendida na Educação Infantil.
IV - Piaget não valoriza o erro como parte do processo de aprendizagem da criança, pois
acredita que equívocos não contribuem para expressar modos próprios de pensamento e
desta forma não interferem na construção de estruturas cognitivas.
Quais assertivas estão incorretas? Não se referem a compreensão do desenvolvimento
infantil segundo Piaget.
a) Apenas I e III.
b) Apenas I e IV.
c) Apenas II e III.
d) Apenas III e IV.
e) Apenas II e IV.