O Referencial Curricular do Paraná é um documento orientador das práticas
pedagógicas nas instituições de Educação Infantil no estado, fundamentado em uma
concepção de criança como sujeito histórico, social e de direitos. Com ênfase no
desenvolvimento integral da criança, o documento dialoga com teorias pedagógicas
contemporâneas, destacando a centralidade das interações, do brincar e das múltiplas
linguagens. Com base no Referencial Curricular do Paraná analise as assertivas:
I - O documento defende que a função principal da Educação Infantil é inserir a criança no
universo letrado, a preparando para a leitura e escrita, numa perspectiva de prepará-la para
o ingresso nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
II - O Referencial Curricular propõe que o currículo da Educação Infantil deve ser
construído a partir das experiências, saberes e interesses das crianças, em diálogo com
seu contexto social e cultural.
III - O documento orienta que o planejamento das práticas pedagógicas deve considerar o
brincar como eixo estruturante do trabalho com crianças pequenas, reconhecendo-o como
linguagem legítima de expressão e aprendizagem.
IV - O Referencial Curricular do Paraná adota uma abordagem tecnicista e homogênea,
priorizando a padronização de rotinas escolares como forma de garantir o desenvolvimento
infantil. Assim, há uma padronização da oferta e ações em todas as instituições de ensino
do estado, garantindo o desenvolvimento infantil em todas as instituições.
Quais assertivas correspondem com as orientações apresentadas no Referencial Curricular
do Paraná no contexto da Educação Infantil? Assinale a alternativa correta:
✂️ a) Apenas I, III e IV. ✂️ b) Apenas II, III e IV. ✂️ c) Apenas I e IV. ✂️ d) Apenas I e III. ✂️ e) Apenas II e III.