No contexto da Educação Infantil, os registros pedagógicos são ferramentas
fundamentais para observar, compreender e planejar as experiências educativas. Segundo
Ostetto (2000) registrar é mais do que descrever: é interpretar, refletir e construir sentidos
sobre o vivido com as crianças, possibilitando práticas mais conscientes, éticas e
intencionais. Com base nos estudos de Luciana Ostetto sobre o papel do registro na
Educação Infantil, analise as assertivas:
I - A principal finalidade do registro é atender às exigências de fiscalização dos órgãos
externos de controle, comprovando a execução do currículo e a frequência das crianças,
sem necessariamente impactar o planejamento diário da sala de aula.
II - Os registros devem ser entendidos como instrumentos de reflexão sobre as práticas,
pois permitem avaliar processos, observar aprendizagens e reorganizar o planejamento
com base na escuta das crianças.
III - Registrar é uma ação ética e política, pois expressa o compromisso do educador com a
infância e com a construção de práticas significativas e intencionais.
IV - O registro na Educação Infantil deve focar-se primordialmente nos resultados das
atividades, como produtos artísticos ou respostas corretas a tarefas específicas, servindo
como um indicador de desempenho para fins comparativos entre as crianças.
V - O registro pedagógico contribui para visibilizar o cotidiano educativo, favorecendo a
documentação das experiências e promovendo o diálogo entre professores, crianças e
famílias.
Quais assertivas expressam a importância dos registros na educação infantil, segundo a
autora? Assinale a alternativa correta:
✂️ a) Apenas I, III e V. ✂️ b) Apenas II, III e V. ✂️ c) Apenas I, IV e V. ✂️ d) Apenas II, III e IV. ✂️ e) Apenas I, II e IV.