A didática na Educação Infantil difere significativamente das abordagens pedagógicas
de outros níveis de ensino, exigindo do educador uma compreensão aprofundada da
singularidade da criança e dos processos de aprendizagem na primeira infância.
Considerando os fundamentos da didática contemporânea para a Educação Infantil
assinale a alternativa correta:
✂️ a) A organização do tempo e do espaço na Educação Infantil deve priorizar a rotina rigidamente
estruturada, com horários fixos para todas as atividades e materiais previamente definidos pelo
professor, garantindo assim a previsibilidade e a segurança necessárias ao desenvolvimento
infantil. ✂️ b) A didática na Educação Infantil centra-se na construção de ambientes investigativos e
provocadores, nos quais a criança é protagonista de sua aprendizagem por meio da interação
com os pares, com os adultos e com materiais diversificados, sendo o professor um observador,
mediador e propositor de desafios nas descobertas. ✂️ c) O papel do professor de Educação Infantil é fundamentalmente o de transmissor de
conhecimentos pré-determinados, cabendo-lhe organizar atividades de reprodução para que as
crianças assimilem os conteúdos de forma eficiente, preparando-as para o Ensino Fundamental. ✂️ d) A ludicidade é um elemento secundário na didática da Educação Infantil, devendo ser utilizada
apenas como estratégia motivacional para o engajamento das crianças em atividades mais
formais de alfabetização, as quais constituem o foco principal do trabalho pedagógico. ✂️ e) A documentação pedagógica na Educação Infantil tem como principal função a prestação de
contas aos pais sobre a frequência e o desempenho das crianças em tarefas específicas, servindo
como registro formal para a avaliação classificatória do seu desenvolvimento cognitivo e motor.