A gestão democrática e participativa é um pilar da escola
pública, consolidando a relação entre a escola, a família
e a comunidade. Esse modelo exige uma articulação
complexa de diferentes instâncias colegiadas.
Considerando os desafios e nuances dessa gestão,
assinale a afirmação que reflita corretamente a
complexidade da participação na escola pública.
a) A relação escola-família-comunidade é fortalecida
pela delimitação clara de responsabilidades, onde a
família se ocupa da dimensão afetiva e a escola do
aspecto cognitivo, evitando a intersecção de papéis
que poderia gerar conflitos e diluir a autoridade
pedagógica do corpo docente e da gestão.
b) Os colegiados, como os conselhos de classe, atuam
como instâncias consultivas sem poder deliberativo,
com a função principal de referendar as decisões
pré-estabelecidas pela coordenação pedagógica,
assegurando a agilidade e a objetividade nos
processos de avaliação e encaminhamento dos
estudantes.
c) A gestão democrática efetiva transcende a
formalidade dos colegiados, exigindo o engajamento
ativo e contínuo de todos os atores no processo
decisório e na corresponsabilidade pela construção
do projeto pedagógico, garantindo a legitimidade das
ações educativas e a horizontalidade das relações de
poder.
d) A participação em conselhos escolares e reuniões
pedagógicas é primariamente um cumprimento de
rito burocrático, com impacto limitado nas decisões
substanciais. A verdadeira gestão é exercida pela
equipe diretiva, que detém a expertise técnica para
otimizar os recursos e garantir a eficiência
administrativa.