Em uma escola pública do campo, professores e estudantes passaram por um processo formativo voltado à melhoria da
comunicação nas práticas pedagógicas. Durante os encontros, foi enfatizada a importância de compreender a comunicação como
um fenômeno educativo que ultrapassa o simples ato de transmitir informações. Nesse sentido, os professores foram incentivados
a refletir sobre os elementos, funções e princípios que favorecem uma comunicação pedagógica dialógica, ética e transformadora.
Identifique a alternativa que cita corretamente um princípio baseado em contexto favorável à comunicação pedagógica humanizadora
e crítica, segundo os fundamentos da educação dialógica.
✂️ a) A neutralidade comunicacional assegura a imparcialidade do processo de ensino, permitindo ao docente evitar conflitos
ideológicos e promover um ambiente educacional uniforme. ✂️ b) O foco exclusivo na emissão clara da mensagem por parte do professor garante a eficácia pedagógica, independentemente do
contexto sociocultural dos estudantes. ✂️ c) A escuta ativa, associada ao respeito às vivências dos educandos e à problematização do mundo vivido, constitui princípio
fundante de uma comunicação pedagógica que visa à emancipação. ✂️ d) A valorização da repetição de conteúdos verbais, com foco na memorização, favorece o estabelecimento de uma comunicação
pedagógica vertical e disciplinada, imprescindível à manutenção da ordem escolar. ✂️ e) O uso de canais tecnológicos por si só representa avanço significativo na comunicação pedagógica, uma vez que a mediação
técnica é suficiente para assegurar aprendizagem crítica e interativa.