No campo de estudo da Didática, a relação entre intencionalidade pedagógica e organização dos conteúdos é central para
garantir a efetividade dos processos educativos. Desse modo, marque a concepção didático-metodológica que rompe com a lógica
tradicional da fragmentação do saber, articulando conhecimentos de maneira interdisciplinar e problematizadora, conforme os
pressupostos críticos da educação.
✂️ a) A abordagem tecnicista, que organiza o ensino em objetivos comportamentais específicos e mensuráveis, priorizando a
fragmentação dos conteúdos para maior controle dos resultados. ✂️ b) A metodologia tradicional, centrada na transmissão sistemática de conteúdos previamente estabelecidos, com ênfase na
memorização e reprodução do conhecimento. ✂️ c) A perspectiva humanista, que valoriza o desenvolvimento integral do aluno, mas ainda mantém uma organização linear dos
conteúdos, sem necessariamente integrá-los em contextos complexos. ✂️ d) A proposta da pedagogia histórico-crítica, que articula os conteúdos a partir das categorias de totalidade, historicidade e práxis,
visando à compreensão crítica da realidade e à transformação social. ✂️ e) A metodologia construtivista, que organiza o ensino a partir das hipóteses individuais dos alunos, priorizando a construção
pessoal do conhecimento em detrimento da sistematização coletiva.