Durante uma reunião pedagógica, a equipe docente de uma escola de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
discute estratégias para fortalecer o processo de alfabetização, respeitando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das
crianças. A coordenadora pedagógica ressalta que a linguagem oral não deve ser tratada isoladamente da linguagem escrita, uma
vez que ambas se constroem em um processo dinâmico, contínuo e integrado, permeado pelas práticas sociais de uso da língua.
Tendo por base o exposto, marque uma prática pedagógica adequada à articulação entre linguagem oral e escrita.
✂️ a) Priorizar exclusivamente o ensino de regras gramaticais, para que os alunos dominem a norma culta antes de se expressarem
oralmente. ✂️ b) Incentivar que as crianças apenas copiem textos prontos para desenvolver a escrita, sem necessidade de interações orais. ✂️ c) Corrigir imediatamente toda manifestação oral que se afaste da norma padrão, para que as crianças não consolidem “erros”. ✂️ d) Utilizar apenas atividades de reconhecimento de letras e sílabas descontextualizadas para acelerar a alfabetização. ✂️ e) Valorizar rodas de conversa, narrativas orais e produções escritas autorais, considerando as práticas sociais de linguagem.