A tendência pedagógica liberal não diretiva insere-se no campo das pedagogias centradas no aluno, surgindo em contexto de
forte influência da psicologia humanista, notadamente a partir dos trabalhos de Carl Rogers. Essa abordagem se estrutura sobre
a ideia de que a aprendizagem significativa depende da autodeterminação do educando, e não de imposições externas. Desse
modo, o papel do professor, os objetivos educacionais e os métodos didáticos assumem contornos radicalmente distintos dos
modelos diretivos tradicionais. Assinale a alternativa que apresenta uma análise adequada dos pressupostos teóricos, pedagógicos
e metodológicos da tendência liberal não diretiva, considerando suas implicações educacionais e limites críticos.
✂️ a) A tendência liberal não diretiva fundamenta-se no empirismo lógico e na racionalidade técnica, promovendo a objetividade do
ensino por meio de estratégias instrucionais fortemente sistematizadas e voltadas à mensuração de resultados de aprendizagem. ✂️ b) Inspirada na pedagogia tecnicista, a abordagem não diretiva atribui ao professor a responsabilidade exclusiva pela condução
das atividades, uma vez que considera o aluno um receptor passivo de informações necessárias à socialização. ✂️ c) A pedagogia liberal não diretiva concebe o educando como sujeito ativo de seu próprio desenvolvimento, defendendo uma
postura facilitadora do professor, cuja função é criar um ambiente acolhedor e de confiança que favoreça a livre expressão, a
autorreflexão e a aprendizagem experiencial. ✂️ d) O modelo não diretivo parte do pressuposto socioconstrutivista de que o conhecimento é elaborado socialmente, propondo
a mediação do professor como orientador de zonas de desenvolvimento proximal, com foco na internalização de estruturas
cognitivas universais. ✂️ e) De orientação crítico-reprodutivista, a pedagogia não diretiva entende a educação como prática de transformação da realidade,
exigindo do professor um posicionamento ideológico ativo e um planejamento didático voltado à análise das contradições
sociais.