A Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica busca desconstruir práticas discriminatórias e promover
o reconhecimento da diversidade cultural brasileira, em consonância com o disposto na legislação nacional e nos documentos
curriculares. Esse campo impõe à escola compromissos éticos e políticos na formação cidadã dos estudantes. Assinale a alternativa
que apresenta, de maneira correta e fundamentada, um princípio e uma diretriz essenciais para a efetivação da Educação das
Relações Étnico-Raciais nas instituições de ensino.
✂️ a) A abordagem da temática é opcional e deve ser tratada apenas em datas comemorativas específicas, a fim de evitar a sobrecarga
dos currículos escolares e possíveis tensões culturais. ✂️ b) A valorização da história e cultura africana e afro-brasileira deve se restringir às aulas de História, de modo a preservar a
organização disciplinar tradicional e evitar interdisciplinaridades forçadas. ✂️ c) A implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais deve ocorrer de forma transversal, promovendo o combate ao
racismo e a valorização da diversidade étnico-racial como princípios fundantes da prática educativa. ✂️ d) A formação inicial e continuada dos professores em temáticas étnico-raciais é recomendada, mas não obrigatória, podendo ser
dispensada em redes de ensino com baixa diversidade racial. ✂️ e) O reconhecimento da diversidade étnico-racial é importante, porém não se constitui um elemento necessário à construção dos
projetos políticos pedagógicos escolares, que devem manter-se neutros em relação a questões sociais.