Considerando os diferentes aportes teóricos sobre aprendizagem e desenvolvimento humano, sabe-se que as práticas
pedagógicas devem dialogar criticamente com as concepções de sujeito, conhecimento e cultura subjacentes a cada teoria. Assinale
o item que apresenta, de forma correta, a relação entre teoria de aprendizagem e sua implicação para a prática educativa.
✂️ a) De acordo com a perspectiva de Lev Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo ocorre independentemente da mediação social,
centrando-se no amadurecimento biológico e nas experiências individuais espontâneas. ✂️ b) Para B.F. Skinner, o reforço positivo é um princípio essencial no processo de aprendizagem, indicando que comportamentos
desejáveis tendem a ser fortalecidos quando seguidos de consequências agradáveis. ✂️ c) Segundo a teoria de Jean Piaget, a aprendizagem é resultado da transmissão direta de conhecimentos do adulto para a criança,
sendo a instrução sistemática o principal meio para a construção do desenvolvimento. ✂️ d) Na concepção de David Ausubel, a aprendizagem significativa ocorre prioritariamente pela experimentação empírica, sendo o
contato sensorial direto com o objeto mais relevante do que as estruturas cognitivas pré-existentes do aprendiz. ✂️ e) Conforme a abordagem de Henri Wallon, o desenvolvimento cognitivo é um processo puramente linear, que avança em estágios
imutáveis, desconsiderando as emoções como fatores constituintes da inteligência.