Dentre os objetos de estudo da Pedagogia, o conceito de currículo tem se transformado historicamente, refletindo as mudanças
sociais, políticas e culturais de diferentes épocas. Da visão tradicional, centrada na transmissão de conteúdos, às abordagens
críticas e pós-críticas, o currículo passou a ser entendido como construção social, cultural e política, articulada diretamente às
práticas didáticas. Identifique, corretamente, uma concepção contemporânea de currículo articulada às tendências críticas.
✂️ a) O currículo é um conjunto neutro e universal de conhecimentos que devem ser transmitidos uniformemente a todos os
estudantes, independentemente de suas condições culturais ou sociais. ✂️ b) O currículo é visto como um instrumento técnico de organização eficiente dos conteúdos escolares, cuja função central é
maximizar o rendimento dos alunos em avaliações padronizadas. ✂️ c) O currículo é uma construção social e cultural, fruto de disputas de poder, em que determinados conhecimentos são privilegiados
em detrimento de outros, revelando relações de hegemonia. ✂️ d) O currículo é um roteiro fixo de conteúdos obrigatórios que deve ser seguido rigorosamente pelos professores, a fim de garantir
a homogeneização do processo de ensino-aprendizagem. ✂️ e) O currículo é considerado um artefato atemporal e universal, que independe das relações históricas, sociais e culturais, e deve,
portanto, ser transmitido tal qual foi estruturado pelas tradições acadêmicas.