Identifique o item que apresenta uma leitura historiográfica fundamentada e atualizada sobre as transformações na concepção
de infância, reconhecendo-a como uma construção social e culturalmente situada, conforme os estudos clássicos e contemporâneos
da área.
✂️ a) A concepção moderna de infância como fase distinta e protegida da vida humana tem raízes medievais, quando a criança era
vista como ser sagrado e intocável, já separada do mundo adulto e do trabalho. ✂️ b) Na Antiguidade Clássica, a infância era amplamente valorizada como fase de formação moral e intelectual, sendo as crianças
protegidas da autoridade paterna e incluídas nos debates políticos das cidades-estado. ✂️ c) Durante o período moderno, particularmente no século XVI, o pensamento educacional passou a considerar a criança um ser
espontaneamente racional, dispensando o controle disciplinar e a moralização religiosa. ✂️ d) A noção de infância como categoria distinta da vida adulta consolidou-se apenas a partir do século XVII, com o avanço do
controle social, da pedagogização da vida infantil e da valorização da criança como sujeito em formação. ✂️ e) As concepções contemporâneas de infância negam qualquer influência das instituições sociais na formação da criança,
defendendo uma visão essencialista e inata do ser infantil como natural e universal.