A educação nutricional, enquanto estratégia promotora
da saúde, deve articular múltiplos elementos
conceituais e pragmáticos para ser efetiva.
Considerando os princípios e objetivos que regem essa
prática, analise as afirmativas abaixo:
I. A educação nutricional limita-se à transmissão de
informações científicas sobre nutrientes e dietas,
pois sua eficácia depende exclusivamente do
conhecimento técnico repassado ao indivíduo.
II. A autonomia do indivíduo é um princípio central
da educação nutricional, implicando em ações que
potencializem a capacidade crítica e a tomada de
decisões conscientes diante das escolhas
alimentares, respeitando contextos culturais e
socioeconômicos.
III. A promoção da segurança alimentar e nutricional
no âmbito comunitário é um objetivo primordial
da educação nutricional, o que exige integração
com políticas públicas e intersetoriais para a
redução das desigualdades alimentares.
IV. A acessibilidade do conteúdo educativo é
secundária, desde que o rigor científico e a
tecnicidade das informações sejam preservados,
garantindo assim a qualidade do processo
educacional.
V. O envolvimento ativo do público-alvo caracteriza
um dos princípios da educação nutricional, visto
que a participação contribui para a internalização
dos conceitos e a efetiva mudança de
comportamento alimentar.
Assinale a alternativa CORRETA:
✂️ a) Apenas I, II, III, estão corretas. ✂️ b) Apenas II, III, V, estão corretas. ✂️ c) Apenas I, IV, V, estão corretas. ✂️ d) Todas estão corretas. ✂️ e) Apenas II, IV, estão corretas.