A respeito dos Jogos e brincadeiras no processo de
aprendizagem, analise as alternativas a seguir:
I. As brincadeiras estabelecem a relação entre o
mundo interno do individuo - imaginação, fantasia,
símbolos - e o mundo externo - realidade
compartilhada com os outros. Ao mesmo tempo, as
crianças, ao brincarem, vão criando condições de
separarem esses dois mundos e de adquirirem o
domínio sobre eles.
II. Através da brincadeira, a criança se apropria da
realidade, criando um espaço de aprendizagem em
que possa expressar, de modo simbólico, suas
fantasias, desejos, medos, sentimentos, sexualidade
e agressividade.
III. Nos jogos, a criança começa a estabelecer e
entender regras constituídas por si e/ ou pelo grupo.
Desse modo, estará elaborando e resolvendo
conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo
tempo, desenvolvendo a capacidade de entender
pontos de vista diferentes do seu ou de fazer-se
entender e de coordenar o seu ponto de vista com o
do outro.
IV. Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a
vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem
a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E
com isso, incentivam a autoavaliação da criança,
que poderá constatar por si mesma os avanços que écapaz de realizar, fortalecendo assim sua
autoestima.
V. O lúdico tem caráter de controle e subversão da
ordem que contrapõe a lógica da produtividade;
indica pistas para definição de papéis éticos e da
cultura humana de forma objetiva.
Estão CORRETOS:
✂️ a) II, III, IV, V, apenas. ✂️ b) I, II, III, IV, apenas. ✂️ c) I, III, IV, V, apenas. ✂️ d) I, II, III, V, apenas. ✂️ e) I, II, III, IV, V.