A Secretaria de Educação do Município de Itatiba
elaborou o Currículo de História para o Ensino Fundamental 2 ao longo de um processo de discussão e
de reflexão, que se estendeu de 2015 a 2020. O presente currículo é o resultado de um duplo movimento de elaboração. Entre 2015 e 2016, a Secretaria de
Educação do município, juntamente com os professores e as professoras da disciplina, empreendeu uma
ampla reformulação do documento curricular. A partir
de 2018, os encontros de formação com os docentes
tematizaram a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que conduziu o processo
já existente de construção curricular a uma nova fase.
Esse segundo movimento de elaboração incorporou
as novas diretrizes trazidas pela BNCC às discussões
anteriores, procurando compatibilizar o currículo comum nacional com a realidade educacional do município. Neste processo, o Currículo Paulista, finalizado
em 2019, também constituiu uma fonte de referência
importante.
(Itatiba (SP). Prefeitura. Secretaria de Educação.
Currículo do Ensino Fundamental 2: 6o
ao 9o
ano/Secretaria
de Educação. Itatiba: Secretaria de Educação, 2020. Disponível em:
https://www.itatiba.sp.gov.br/templates/midia/secretarias/
educacao/publicacoes/curriculo_ensino_fundamental_ii_
6o_ao_9o_ano.pdf)
O processo de elaboração curricular, exposto pelo excerto,
✂️ a) considerou as orientações curriculares nacionais e
estaduais inaplicáveis às especificidades do ensino
municipal. ✂️ b) articulou as normas curriculares nacionais e estaduais ao contexto do ensino municipal local. ✂️ c) acrescentou aos conteúdos curriculares nacionais e
estaduais a tradição do ensino público das cidades
do estado de São Paulo. ✂️ d) ajustou os tópicos dos currículos nacionais e estaduais à cultura pedagógica dos professores do ensino
fundamental paulista. ✂️ e) contrapôs os parâmetros dos currículos nacionais e
estaduais aos objetivos do ensino profissionalizante
do município.