1Q979373 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Lück (Liderança em gestão escolar) discute as singularidades da liderança compartilhada e da coliderança no contexto escolar. A legitimidade desse tipo de liderança depende de que os atores da liderança escolar, ou seja, “a direção, a supervisão pedagógica e a orientação educacional”, atuem integralmente a partir de uma compreensão comum. A liderança compartilhada e a coliderança, para serem efetivas, necessitam ser exercidas a partir do entendimento e orientação com base ✂️ a) na definição de metas curriculares, nas exigências legais e nos interesses imediatos da gestão administrativa. ✂️ b) na visão e na missão da escola, nos seus objetivos formadores e nos valores orientadores de ação. ✂️ c) na distribuição de tarefas técnicas, na organização dos recursos físicos e na execução de rotinas escolares. ✂️ d) na avaliação e na fiscalização do desempenho docente em sua busca pela qualidade educativa. ✂️ e) nas decisões individuais das lideranças e na autonomia inquestionável desses atores na gestão da equipe escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro