Considere os textos a seguir:
Texto I
“Cabe ao professor de qualquer disciplina motivar o
aluno a encarar os estudos como uma tarefa significativa
e interessante. Se o aluno apresenta dificuldades de ler,
analisar e redigir textos, é importante a orientação docente. O argumento comumente utilizado de que “não somos
professores de Língua Portuguesa” não se justifica. Em
qualquer disciplina, também em Geografia, é possível
orientar os alunos para a melhor maneira de estudar um
texto, desenvolvendo a capacidade de lidar com essa forma de comunicação e ampliando a possibilidade de compreender a realidade social com maior profundidade. [...]
Saber ler e analisar um texto ou documento é requisito
indispensável para o estudante em todas as disciplinas
escolares [...]”.
(Nídia Pontuschka; Tomoko Iyda Paganelli; Núria Hanglei Cacete.
Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007)
Texto II
“Um texto constitui, portanto, uma mensagem codificada, e sua leitura implica a decodificação da mensagem
pela compreensão e acompanhamento do raciocínio do
autor. A finalidade da análise textual é aprender a ler, a
familiarizar-se com os termos técnicos, os conceitos, as
ideias e saber como elas se relacionam, assim como buscar hierarquizar o conteúdo do texto, identificar e acompanhar o raciocínio do autor, suas conclusões e as bases
que as sustentam”.
(Nídia Pontuschka; Tomoko Iyda Paganelli; Núria Hanglei Cacete.
Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007).
A crítica presente no Texto I remete ao entendimento
de que a leitura deve ser trabalhada no espaço escolar
por todas as disciplinas, com o intuito de ajudar o aluno
a desenvolver a capacidade de análise e compreensão
do texto. Considerando-se a finalidade da análise textual
abordada no Texto II, as autoras propõem a integração
entre literatura e Geografia, pois entendem que é pela
leitura que se conhecem e aprendem os conteúdos de
ensino. Nesse sentido, sugerem um roteiro para que seja
realizada a análise temática de um texto literário, estruturado em:
-
-
-
-
-