1Q979851 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Ensino Básico I Efetivo/Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Ao escrever sobre a formação de educadores para o combate ao racismo, Silva (in Cavalleiro, 2001) define o preconceito, basicamente, como ✂️ a) um tipo de comportamento aberto e visível nas relações sociais, expresso por atitudes claras de rejeição ao outro e sustentado por práticas que se manifestam de forma concreta e identificável no cotidiano. ✂️ b) uma atitude negativa com relação a um grupo ou pessoa, baseando-se num processo de comparação social em que o grupo da pessoa preconceituosa é considerado um ponto positivo de referência. ✂️ c) um mecanismo de valorização cultural que atua para preservar e difundir os costumes do grupo mais influente da sociedade, promovendo o respeito às suas tradições e garantindo sua continuidade histórica. ✂️ d) uma comparação entre grupos diferentes, fundamentada na análise de dados considerados objetivos e elaborada com a intenção de interpretar distinções sem atribuir hierarquia entre aos envolvidos. ✂️ e) um conjunto de estereótipos históricos e universais que determinam irreversivelmente a forma como os indivíduos percebem, interpretam e orientam suas condutas nos diferentes contextos de interação social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro