Conforme Esteban (in Silva, Hoffmann e Esteban, 2003),
a avaliação, investigando o processo ensino-aprendizagem, organizado por meio da pedagogia de projetos,
✂️ a) direciona o trabalho coletivo para a reprodução exata
de respostas corretas trabalhadas pelo professor em
sala de aula, exigindo dos estudantes a aderência a
padrões considerados aceitáveis. ✂️ b) estabelece critérios fixos e objetivos de verificação
do rendimento dos alunos, buscando alinhar o grupo
a um mesmo padrão de desempenho previamente
definido pela coordenação escolar. ✂️ c) ressalta a diferença e estimula que cada um traga para o trabalho coletivo suas particularidades,
enriquecendo o processo e buscando elementos que
possam ampliar seus conhecimentos. ✂️ d) enfatiza a necessidade de se comparar constantemente os resultados individuais dos estudantes, promovendo uma classificação de desempenho dentro
do grupo e meios de reparar as defasagens. ✂️ e) valoriza a padronização dos procedimentos diagnósticos, estimulando que todos os estudantes apresentem resultados semelhantes no trabalho coletivo,
independentemente de suas diferenças.