Uma escola identificou um aumento nos casos de
desmotivação, dificuldades de aprendizagem e conflitos
entre alunos e professores. Para enfrentar esses
desafios, a gestão escolar decidiu solicitar apoio
psicopedagógico, buscando compreender tanto os
fatores individuais quanto os aspectos organizacionais
que impactam o processo educativo. Considerando esse
contexto, assinale a alternativa correta sobre o tipo de
intervenção psicopedagógica adequada e suas
características técnicas.
✂️ a) Realizar ações voltadas à análise da dinâmica
escolar, promovendo mudanças no ambiente de
ensino e apoiando os educadores são características
da intervenção psicopedagógica institucional. ✂️ b) Focar exclusivamente na remediação individual do
aluno, sem considerar o contexto escolar mais
amplo, é essencial para garantir a eficácia da
intervenção psicopedagógica institucional. ✂️ c) Direcionar os esforços apenas para a orientação
familiar e para o reforço do conteúdo escolar, sem
intervenção na estrutura organizacional da escola,
caracteriza a abordagem institucional da
psicopedagogia. ✂️ d) Aplicar testes neuropsicológicos padronizados e
propor programas de reforço escolar são funções
típicas da intervenção psicopedagógica institucional,
voltadas ao atendimento clínico direto.