A atuação da Psicologia Escolar e Educacional busca
contribuir para a formação de ambientes educacionais
mais inclusivos, saudáveis e promotores de
desenvolvimento, considerando as dimensões subjetivas,
institucionais e sociopolíticas do processo educativo. A
prática fundamenta-se em teorias do desenvolvimento
humano e da aprendizagem, articulando ações junto a
alunos, professores, gestores e famílias. Acerca do
assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F,
para as falsas:
(__)A intervenção da Psicologia Escolar e Educacional
deve priorizar o atendimento clínico individualizado, com
foco na remediação de dificuldades emocionais dos
alunos dentro da sala de aula. (__)A atuação da Psicologia Escolar e Educacional inclui
o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos,
considerando aspectos cognitivos, emocionais e sociais
ao longo do processo de escolarização.
(__)A promoção da saúde mental na escola deve
restringir-se à atuação dos psicólogos, sendo
inadequada a participação de outros profissionais da
educação nesse campo de intervenção.
(__)A Psicologia Escolar e Educacional reconhece o
ambiente escolar como um sistema complexo, que
envolve interações entre diversos atores e estruturas
institucionais, exigindo intervenções integradas e
contextuais.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
✂️ a) F − F − V − V. ✂️ b) V − F − F − F. ✂️ c) F − V − F − V. ✂️ d) V − V − V − V.