Questões Pedagogia

O brincar na Educação Infantil é reconhecido nas legislações e diretrizes oficiais bras...

Responda: O brincar na Educação Infantil é reconhecido nas legislações e diretrizes oficiais brasileiras como um direito da criança e um elemento central no processo educativo. A seguir, as assertivas aprese...


1Q980555 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O brincar na Educação Infantil é reconhecido nas legislações e diretrizes oficiais brasileiras como um direito da criança e um elemento central no processo educativo. A seguir, as assertivas apresentam as principais normativas que tratam do brincar e sua importância na Educação Infantil. Cada assertiva é contemplada em uma legislação específica. Identifique qual legislação expressa cada uma delas, enumerando a primeira coluna de acordo com a segunda.

1ª COLUNA
1 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
2 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
3 - Base Nacional Comum Curricular.

2ª COLUNA
( ) Art. 29: A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
( ) Diz que o brincar é “fundamental na constituição da infância” e deve ser promovido de forma intencional e planejada pelo professor.
( ) Brincar – “Experimentar movimentos, gestos e ritmos para expressar sensações, emoções, descobrir possibilidades, explorar espaços e interagir com pessoas, objetos e elementos da natureza.”

De acordo com as legislações e concepções, qual a sequência correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.