Ao descrever as comunidades tupinambá e tupiniquim,
Hans Staden comentou: “Cada um obedece ao principal da
sua cabana. O que o principal ordena é feito, não a força ou
por medo, porém de boa vontade”. Os primeiros jesuítas,
por sua vez, lamentavam com frequência a ausência de
um “rei” entre os Tupi, reconhecendo que a fragmentação
política servia de obstáculo ao seu trabalho. Escrevendo de
São Vicente, Pedro Correia relatou que a conversão dos
índios havia de ser uma tarefa muito difícil “porque não tem
Rei; antes, em cada aldeia e casa, há seu Principal”.
(John Manuel Monteiro. Negros da terra: índios e bandeirantes
nas origens de São Paulo , 1994. Adaptado)
O excerto apresenta
✂️ a) uma análise da estrutura política existente entre os
povos indígenas, em que cada aldeia se constituía
como uma unidade administrativa submetida a um
conselho central. ✂️ b) o reconhecimento da organização política dessas
comunidades, o que facilitou o contato dos colonizadores com os povos indígenas mencionados. ✂️ c) formas de autoridade das lideranças indígenas e a
dificuldade dos europeus em compreenderem as fontes de autoridade política nas sociedades indígenas. ✂️ d) uma reflexão que valoriza a organização política
dos povos indígenas mencionados, reconhecendo a
superioridade civilizatória desses nativos. ✂️ e) a existência de uma sociedade que, apesar de não
possuir classes sociais, estava organizada em grupos semelhantes aos das sociedades medievais da
Europa ocidental.