Questões Serviço Social

Sobre o trabalho social do/a Assistente Social com famílias, marque V para verdadeiro e...

Responda: Sobre o trabalho social do/a Assistente Social com famílias, marque V para verdadeiro e F para falso e depois a alternativa correspondente: ( ) As manifestações do conservadorismo no ...


1Q982874 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Sobre o trabalho social do/a Assistente Social com famílias, marque V para verdadeiro e F para falso e depois a alternativa correspondente:

( ) As manifestações do conservadorismo no trabalho social de assistentes sociais com famílias podem se expressar sob diversos conteúdos e formas: seja pela psicologização e individualização da “questão social”; na despolitização da pobreza; na redução de direitos e políticas sociais a benefícios; na submissão do acesso das famílias a testes de meios e critérios de elegibilidade; pela via do moralismo, preconceito, racismo, machismo, da misoginia; no aprisionamento das ações profissionais a manuais e a convicções religiosas; na negação das contradições das relações familiares; nas relações hierarquizadas, privando o usuário da vez e da voz; na ausência de historicidade e a totalidade das ações profissionais.
( ) No Brasil diante do alto grau de focalização e seletividade nas políticas, as famílias são submetidas à comprovação vexatória de sua condição, critérios de elegibilidade e permanência para a proteção estatal, expressa em contrapartidas e condicionalidades. Dentre elas, as políticas de ativação do emprego como contrapartida ao acesso a programas, serviços e benefícios sustentando a lógica do workfare.
( ) O trabalho social com famílias e seu papel estratégico frente à “questão social” marca o Serviço Social desde suas origens. O centro das preocupações é a família, base de reprodução material e ideológica da força de trabalho.
( ) É preciso construir mediações para a qualificação do trabalho profissional, apoiadas nos próprios fundamentos teóricos e ético-políticos da profissão, encarando as fragilidades da formação acadêmico profissional atravessadas pelas necessidades do capital, rejeitando as novas e velhas roupagens conservadoras e enfrentando a recusa ideológica à teoria marxista que toma corpo no Serviço Social, reafirmando as suas contribuições, não só do ponto de vista teórico, mas também do ponto de vista interventivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.