As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) estabelecem marcos conceituais fundamentais
para a atuação do monitor de creche, especialmente no
que tange à integração entre o cuidar e o educar.
  
  ✂️         a) A ação pedagógica consiste na aplicação de
metodologias que priorizam o desenvolvimento
cognitivo e a prontidão para o Ensino Fundamental,
com o cuidado instrumentalizado para assegurar as
condições físicas para a aprendizagem formal da
criança.      ✂️         b) A ação pedagógica se configura como a garantia
indissociável de práticas de cuidado e de processos
educativos que, articulados por meio das interações
 e da brincadeira, asseguram a efetivação dos
Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento em
sua totalidade, respeitando a singularidade e a
autoria infantil.      ✂️         c) A ação pedagógica visa à socialização e à adaptação
da criança às normas institucionais, com o cuidado
sendo um suporte para a disciplina, e a
aprendizagem concebida como a assimilação de
conteúdos pré-determinados pelo educador.      ✂️         d) A ação pedagógica se restringe à mediação de
atividades lúdicas e recreativas, enquanto o cuidado
 é entendido como uma responsabilidade primária da
família, com o papel da creche focado em prover um
ambiente seguro e higiênico.