Considere um automotor trafegando por uma via urbana
com velocidade máxima permitida de Vmax= 40 km/h,
quando, a certa altura, o motorista percebeu um pedestre
atravessando a rua, vindo a atropelar o pedestre que já
percorrera 3 metros sobre o leito viário, cujo corpo foi
lançando uma distância de 7,1 metros, enquanto que o
veículo, continuou em deslocamento, vindo a repousar a
uma distância de 18 metros adiante do ponto do impacto
contra o corpo do pedestre. Considere o local devidamente
preservado e despreze as diferenças de altura do centro de
gravidade do corpo do pedestre nas posições de pé e
deitado no solo. Considere o coeficiente de atrito do piso
asfáltico igual a µfm=0,2 para freio motor e igual a µrt=0,8
para roda travada. Considere a velocidade do pedestre
igual a 1,86 m/s. Dos cálculos realizados chegou-se aos
seguintes valores: Velocidade do veículo pela dissipação deenergia cinética em freio motor Vfm = 30 Km/h; Velocidade
do veículo pela dissipação de energia cinética com roda
travada Vrt = 60 Km/h; Velocidade de lançamento do
pedestre Vpd = 30 km/h. Distância retroagida do veículo DR=
13 metros; Ponto de não escapada na velocidade do
veículo em freio motorPNEvv = 31 metros; Ponto de não
escapada na velocidade de placa PNEvp = 49 metros. Pergunta-se: com base nas evidências materiais colhidas
no local do acidente qual das alternativas abaixo
apresenta-se correta?
a) O motorista do veículo atropelou intencionalmente o
pedestre.
b) O motorista do veículo não acionou o sistema de freios
do veículo.
c) O motorista do veículo deu causa ao acidente por falta
de reação.
d) O motorista do veículo deu causa ao acidente por
reação tardia.
e) O motorista do veículo estava em condições de evitar o
acidente.