O atendimento ao público, especialmente às pessoas com
deficiência, é um dos pilares para garantir um ambiente
educacional inclusivo e acessível. Com base nas diretrizes
da Lei Brasileira de Inclusão (Lei Nº 13.146/2015) e outras
normativas relacionadas à acessibilidade, leia as
afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para
falso.
( ) A comunicação com pessoas com deficiência auditiva
deve sempre priorizar o uso de Libras, sendo dispensáveis
outras tecnologias assistivas, como legendas em tempo
real ou tradução simultânea;
( ) O atendimento adequado a pessoas com deficiência
não se limita a adequações físicas e pedagógicas, mas
envolve a conscientização e sensibilização de toda a
comunidade escolar para eliminar barreiras atitudinais e
promover a inclusão social e educacional;
( ) Pessoas com deficiência visual, ao acessarem
informações, devem ter à disposição materiais
alternativos, como braile e recursos de áudio, a fim de
garantir sua autonomia e participação plena no processo
educacional;
( ) Para o atendimento de alunos com deficiência
intelectual, a utilização de uma linguagem simplificada é
suficiente, sem a necessidade de ajustes complementares
nas formas de comunicação e no conteúdo educacional.
A sequência correta é:
a) F – V – V – F
b) V – F – F – V
c) V – V – V – F
d) F – F – V – V
e) F – V – V – V