Gabarite Questões
Gabarite Questões
InícioQuestõesSimuladosProvasMapasApostilas
Mais
FlashcardsMateriaisDicasNotíciasDisciplinasAssuntosCargosBancasÓrgãos
🚀 Planos
Entrar

ID: 984488•
Direito da Criança e do Adolescente ECA•
OBJETIVA•
Prefeitura de Carazinho RS•
Monitor do PIM•
2025

Baseando-se na Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente, são medidas pertinentes aplicáveis aos pais ou responsáveis, EXCETO:

Questões Relacionadas

ID: 1009819•
Direito da Criança e do Adolescente ECA•
FGV•
MPE RJ•
Concurso XXXVIII•
2025

Wanderson, adolescente com 17 anos de idade, domiciliado com sua genitora no Município de Cabo Frio, RJ, incorreu na prática de ato infracional análogo a crime de roubo majorado nessa cidade, sendo-lhe aplicada a medida socioeducativa de semiliberdade, a ser cumprida em unidade sediada no Município de Macaé, distante cerca de 70 km de Cabo Frio.
Dessa forma, nos termos do Art. 39, caput, da Lei nº 12.549/2012 (Sinase), o Juízo da Vara da Infância e Juventude de Cabo Frio expediu a correspondente guia de execução provisória da medida de semiliberdade, instruída com a documentação pertinente, e a remeteu à Vara da Infância e Juventude de Macaé, para a execução da referida medida.
Wanderson, já com 18 anos de idade, cumpriu integralmente as metas traçadas em seu plano individual de atendimento. Em razão disso, a equipe técnica da unidade elaborou um relatório favorável à progressão da medida socioeducativa de semiliberdade para liberdade assistida, a ser acompanhada pelo Creas de Cabo Frio.

Com relação à competência para apreciar a progressão da medida socioeducativa de semiliberdade cumprida por Wanderson e aos efeitos de sua maioridade civil, sobretudo considerando a jurisprudência do STJ, assinale a afirmativa correta.

ID: 1009818•
Direito da Criança e do Adolescente ECA•
FGV•
MPE RJ•
Concurso XXXVIII•
2025

Josué, adolescente nascido em 15 junho de 2008, iniciou o cumprimento de medida socioeducativa de internação no dia 01/07/2024, quando tinha 16 anos de idade, por ato infracional análogo ao crime de roubo majorado.
Já no curso da execução da medida, quando estava próximo de completar um ano de internação, Josué praticou novo ato infracional análogo à tentativa de homicídio contra um agente socioeducativo dentro da unidade, sendo-lhe aplicada uma segunda medida de internação, em sentença proferida no dia 01/07/2025.
Posteriormente, no dia 01/01/2026, sobreveio a prolação de nova sentença, referente ao ato infracional análogo ao delito de tráfico de drogas, praticado em janeiro de 2024, antes do início da execução da medida socioeducativa privativa de liberdade em curso, aplicando-lhe nova medida de internação.

Considerando as disposições da Lei nº 12.594/2012 (Sinase) e o do ECA, quanto à unificação e à contagem do prazo das três medidas socioeducativas acima descritas, assinale a afirmativa correta.

ID: 1009815•
Direito da Criança e do Adolescente ECA•
FGV•
MPE RJ•
Concurso XXXVIII•
2025

Diante da disciplina da entrega voluntária e consciente do filho em adoção por parte da genitora, estabelecida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Resolução CNJ nº 485/2023 que trata do adequado atendimento, no âmbito do Poder Judiciário, de gestante ou parturiente que manifeste desejo de entregar o filho para adoção e a proteção integral da criança, assinale a afirmativa correta.
Gabarite Questões

A plataforma completa com simulados, mapas mentais e questões comentadas para garantir sua vaga.

Plataforma

  • Início
  • Sobre nós
  • Contato
  • Planos
  • Entrar
  • Recuperar senha
  • Cadastrar

Conteúdo

  • Simulados
  • Provas
  • Mapas Mentais
  • Material grátis
  • Apostilas
  • Dicas
  • Notícias

Questões

  • Todas
  • Por Disciplina
  • Por Assunto
  • Por Cargo
  • Por Banca
  • Por Órgão

PLANO PREMIUM

Milhares de questões, mapas mentais e apostilas para download.

© 2010-2026 Gabarite Questões.

Termos de UsoPrivacidade
Notificações

Suas atualizações recentes

Nenhuma notificação.