Questões Conhecimentos Gerais e Atualidades Atualidades

Apesar da ampliação do acesso à escola e da crescente geração de emprego, uma população...

Responda: Apesar da ampliação do acesso à escola e da crescente geração de emprego, uma população de 9,6 milhões de jovens, formada principalmente por mulheres, muitas delas com filhos, não estuda nem trabal...


1Q9850 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atualidades, Estudantes Universitários, SEE DF, CESPE CEBRASPE

Apesar da ampliação do acesso à escola e da crescente geração de emprego, uma população de 9,6 milhões de jovens, formada principalmente por mulheres, muitas delas com filhos, não estuda nem trabalha e é motivo de preocupação nos estudos sobre condições de vida da população brasileira, aponta a síntese de indicadores sociais de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2012. Um em cada cinco brasileiros (19,6%) de 15 a 29 anos de idade faz parte da “geração nem nem”, jovens que nem estudam nem trabalham.

                         O Estado de S.Paulo, 30/11/2013, p. A34.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da realidade social brasileira contemporânea, julgue o item subsequente.
O índice de desemprego feminino deverá cair nos próximos anos, haja vista que atualmente existem no Brasil creches em número suficiente para atender à demanda nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

O texto destaca que uma parcela significativa de jovens, principalmente mulheres com filhos, não estuda nem trabalha, indicando um problema social relevante. Um dos fatores que contribuem para essa situação é a falta de infraestrutura adequada, como creches, que permitam às mulheres conciliar trabalho e cuidado dos filhos.

No Brasil, apesar de avanços, ainda não há creches em número suficiente para atender toda a demanda nacional. Isso limita a participação das mulheres no mercado de trabalho, especialmente aquelas com filhos pequenos.

Portanto, a afirmação de que o índice de desemprego feminino deverá cair porque existem creches suficientes não condiz com a realidade atual. A insuficiência de creches é um dos entraves para a redução do desemprego feminino.

Em uma segunda análise, considerando dados do IBGE e estudos sociais, fica claro que a falta de creches é um fator que mantém elevado o desemprego entre mulheres com filhos, reforçando que a alternativa correta é a letra b, Errado.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.