Com base no texto “Desafios para os Componentes
Curriculares das Línguas” presente no documento
intitulado “Proposta Curricular da Rede Municipal de
Ensino de Florianópolis (2016)”, e nas diretrizes para o
ensino de Língua Estrangeira, que seguem uma abordagem
histórico-cultural, analise as afirmativas.
I. A abordagem histórico-cultural no ensino de
línguas valoriza a gramática prescritiva, pois ela
proporciona uma base sólida para o aprendizado
da estrutura linguística;
II. O foco da proposta histórico-cultural está na
interação social e no uso crítico das línguas, o que
inclui o uso do vocabulário e da gramática em
contextos reais, não apenas como conteúdo
normativo;
III. A formação docente para o ensino de línguas
deve priorizar o ensino de conteúdos gramaticais
em detrimento dos gêneros textuais, pois isso
facilita a apropriação das regras da língua;
IV. A ausência de atividades que tratem do
vocabulário e da gramática de forma
contextualizada pode prejudicar a compreensão
dos usos sociointeracionais da língua;
V. O uso de diferentes gêneros discursivos na sala de
aula permite que os estudantes compreendam a
funcionalidade da gramática e do vocabulário,
relacionando-as aos seus usos em diferentes
contextos de interação social.
Estão corretas, apenas:
a) I, II e III
b) II, IV e V
c) I, III e IV
d) III, IV e V
e) II, III e V