Ao planejar uma sequência didática sobre gêneros
discursivos para seus alunos do Ensino Fundamental, um
professor de inglês precisa considerar as diferenças entre
gêneros primários e secundários. Qual das alternativas
abaixo apresenta a melhor definição para gêneros
discursivos primários e secundários, respectivamente?
a) Gêneros primários são aqueles aprendidos
informalmente, como conversas e e-mails, enquanto
gêneros secundários são aqueles aprendidos na escola,
como artigos científicos e relatórios.
b) Gêneros primários são aqueles que circulam em
situações formais, como discursos e apresentações,
enquanto gêneros secundários são aqueles utilizados
em situações informais, como conversas e mensagens
de texto.
c) Gêneros primários são aqueles que possuem uma
estrutura mais rígida e formal, como contratos e leis,
enquanto gêneros secundários são aqueles mais
flexíveis e adaptáveis, como narrativas e poemas.
d) Gêneros primários são aqueles que emergem
naturalmente das interações sociais, como conversas,
enquanto gêneros secundários são aqueles que
resultam de processos de ensino e aprendizagem,
como artigos científicos.
e) Gêneros primários são aqueles que priorizam a função
estética, como poemas e obras de arte, enquanto
gêneros secundários priorizam a função informativa,
como artigos científicos e relatórios.