O Estudo das Relações étnico-raciais justifica-se no
currículo escolar por fazerem parte da história, da origem,
da cultura de um país que possui uma enorme diversidade
étnico-racial, linguística, social, econômica, e, sendo assim,
é preciso inserir o aluno nesse quesito, formando-o
integralmente, sem preconceito, conhecedor de sua
história e de suas origens. Logo, quanto ao tema, conforme
a proposta curricular da rede municipal de ensino de
Florianópolis, a alternativa correta é:
✂️ a) a prefeitura não prevê a inclusão dos povos indígenas
no conteúdo étnico-racial, por não haver comunidades
indígenas relevantes no Estado. ✂️ b) não é necessário capacitar todos os profissionais da
área de educação básica, já que muitos desses têm
graduação, e essa supre tal necessidade. ✂️ c) quilombolas são comunidades irrelevantes, não
constando no planejamento, por serem em número
ínfimos no Estado. ✂️ d) as matérias abordando povos como os indígenas, os
negros, os quilombolas e afins visam proporcionar uma
educação continuada, integrada, conhecimento de si
mesmo, mas, no entanto, na proposta curricular da
rede municipal não constam todos esses povos, apenas
os indígenas. ✂️ e) a educação étnico-racial visa combater o preconceito, a
ignorância quanto à contribuição, à cultura, a
participação desses povos na formação do povo
brasileiro, à importância de cada um deles, para um
desenvolvimento integrado.