O Ensino Religioso oferece aparatos para que o estudante
compreenda conceitos básicos no campo das Ciências da
Religião e na forma como a sociedade sofre influências das
tradições, das culturas e das manifestações religiosas,
respeitando a diversidade.
Sabendo disso, observe as afirmativas sobre a essência,
orientação e competência da proposta para o Ensino
Religioso na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.
1. A universalidade da discussão com base no
respeito à pluralidade de posições e opiniões diante do
universo religioso, é a essência que viabiliza a proposta
para o Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino;
2. O Ensino Religioso como objeto de estudo que
reflete o compromisso de ensinar e aprender e compete a
direção, em sintonia com a comunidade escolar e com a
Matriz Curricular do Ensino Religioso, compor o currículo;
3. Os conhecimentos relacionados às religiões e a
suas histórias e manifestações, são significativos para a
compreensão da cultura em sua diversidade;
4. O Ensino Religioso é constituído como processo
dialógico no currículo, isto é, acolhe e assume os iguais e
atende a particularidade das religiões.
Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas.
a) Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas.
b) Apenas a afirmativa 1 está correta.
c) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
d) Apenas as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.
e) Apenas as afirmativas 3 e 4 estão corretas.