No contexto de práticas colaborativas e trabalho
interprofissional, terapeutas ocupacionais enfrentam
desafios únicos ao integrar suas competências específicas
com as de outras disciplinas, visando a promoção da saúde
e bem-estar dos pacientes. Neste cenário, considera-se que
a comunicação eficaz e a compreensão mútua dos papéis
profissionais são fundamentais. Um estudo de caso em um
hospital de reabilitação relata a implementação de uma
nova metodologia de trabalho interprofissional para
pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral),
envolvendo terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas,
psicólogos e enfermeiros. O objetivo era criar um plano de
cuidados integrado, focando na recuperação funcional,
apoio emocional e preparação para o retorno ao domicílio.
Baseando-se no estudo de caso acima, qual das seguintes
ações NÃO contribuiria efetivamente para o sucesso da
metodologia de trabalho interprofissional proposta?
✂️ a) Estabelecimento de reuniões regulares de equipe para
discussão dos progressos dos pacientes, ajustes no
plano de cuidados e compartilhamento de informações
relevantes. ✂️ b) Desenvolvimento de um protocolo comum de avaliação
inicial, para ser utilizado por todos os profissionais,
facilitando a compreensão integral do estado do
paciente. ✂️ c) Designação do terapeuta ocupacional como único
responsável pela comunicação das decisões da equipe
com os familiares dos pacientes, para manter a
consistência da informação. ✂️ d) Implementação de um sistema de prontuário eletrônico
compartilhado, acessível por todos os membros da
equipe, para registrar e visualizar intervenções e
progressos. ✂️ e) Promoção de sessões de educação interprofissional,
destinadas a todos os membros da equipe, para
aprimorar o conhecimento sobre o papel e as
competências de cada profissão.