No contexto da estimulação precoce, a avaliação e
intervenção fonoaudiológica são fundamentais para o
desenvolvimento infantil. Considerando as práticas
baseadas em evidências e os princípios da estimulação
precoce, qual das seguintes estratégias é mais eficaz para a
promoção do desenvolvimento da linguagem em crianças
com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor?
✂️ a) Implementação de programas de estimulação que se
concentram exclusivamente no treinamento auditivo,
com pouca ou nenhuma interação verbal ou gestual,
para maximizar a capacidade auditiva da criança antes
de introduzir a linguagem. ✂️ b) Uso de técnicas de estimulação da fala que envolvem
repetição e memorização de palavras e sons, sem
considerar o contexto comunicativo ou a participação
ativa da criança no processo de aprendizagem. ✂️ c) Integração de estratégias de comunicação alternativa e
aumentativa (CAA) desde as fases iniciais da
intervenção, mesmo em crianças que não apresentam
deficiências sensoriais ou motoras expressivas, para
promover habilidades de comunicação. ✂️ d) Aplicação de intervenções padronizadas de estimulação
precoce para todas as crianças, independentemente de
suas necessidades individuais ou contextos familiares,
com o objetivo de uniformizar o processo terapêutico e
facilitar a medição de progressos. ✂️ e) Abordagem centrada na família, que incorpora
atividades lúdicas e interativas baseadas no interesse
da criança, promovendo a comunicação dentro de
contextos significativos e naturais, e enfatizando a
importância da participação ativa da criança e da
família.