Considerando a arte como conhecimento, é função da escola
introduzir os alunos na compreensão dessas questões, em cada
nível de desenvolvimento, para que sua produção artística possa
se enriquecer. A aprendizagem da arte envolve distintos âmbitos
de experiência para abarcar o conhecimento artístico:
I. a experiência de fazer formas artísticas incluindo tudo que
entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais,
habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre
perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.
II. a experiência de fruir formas artísticas, utilizando informações
e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um
contato, uma conversa em que as formas signifiquem coisas
diferentes para cada pessoa.
III. a experiência de investigar sobre a arte como objeto racional,
no qual os dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi
realizado, a história da arte e os elementos passam a ser formais
para a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios
alunos.
✂️ a) Somente a asserção I está correta. ✂️ b) Somente a asserção II está correta. ✂️ c) Somente a asserção III está correta. ✂️ d) As asserções I e II estão corretas. ✂️ e) As asserções II e III estão corretas.