Leia o trecho a seguir.
“A utilização de mapas conceituais como ferramentas
didático-pedagógicas pode promover nos alunos a
potencialização do aprendizado e a reflexão sobre o
estabelecimento de um percurso para a construção
compartilhada de novos saberes, agregando
conhecimentos prévios e transformando-os para serem
utilizados no preenchimento de lacunas cognitivas.”
Fonte: FARIAS, Maria Giovanna Guedes; FARIAS, Gabriela
Belmont de. Aplicação de mapas conceituais como
ferramentas didático-pedagógicas na área de recursos e
serviços de informação. 2016.
Sobre a utilização dos mapas conceituais como
ferramentas de aprendizagem, assinale a alternativa
correta.
✂️ a) Os mapas conceituais podem ser pensados como
ferramentas para negociar significados, pois são
representações explícitas e abertas de conceitos e
proposições, e permitem que docentes e alunos
compartilhem significados. ✂️ b) Os mapas conceituais, considerados ferramentas
didático-pedagógicas, possibilitam a representação
gráfica do conhecimento e podem auxiliar no processo
de ensino-aprendizagem, desde que sua aplicação não
seja planejada com base nos objetivos que se pretende
alcançar. ✂️ c) Enfatizar a estrutura conceitual de uma disciplina e o
papel dos sistemas conceituais no seu desenvolvimento
é uma das desvantagens de se utilizar o mapa
conceitual como ferramenta didático-pedagógica. ✂️ d) Se o mapa não tiver significado para os alunos, eles
poderão encará-lo apenas como algo mais a ser
memorizado. Tal fato é considerado uma vantagem da
utilização do mapa conceitual como ferramenta
didático-pedagógica. ✂️ e) Ao utilizar mapas conceituais como ferramentas
didático-pedagógicas para auxiliar no processo de
ensino-aprendizagem, em atividades na sala de aula,
não se deve compreender as experiências vivenciadas
com os alunos como importantes para se construir um
conhecimento compartilhado.