Questão 29
Leia o trecho a seguir.
“O principal aspecto a ser questionado sobre a elaboração
de materiais didáticos mediatizados por novas tecnologias
da informação e da comunicação é a sua contribuição para
novas concepções da aprendizagem. Essa questão é
polêmica, visto que parece não haver um ponto de vista
único entre os especialistas da área.”
Fonte: REZENDE, Flavia. As novas tecnologias na prática
pedagógica sob a perspectiva construtivista.
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo
Horizonte), v. 2, p. 70-87, 2000.
Sobre os projetos de inovação tecnológicas na área da
educação, assinale a alternativa INCORRETA.
✂️ a) As novas tecnologias podem representar uma nova
forma de pensar e sentir ainda em construção,
vislumbrando, assim, um papel importante para elas na
elaboração do pensamento. ✂️ b) A concepção de materiais didáticos que incorporem
novas tecnologias, capazes de oferecer uma
reestruturação do processo de aprendizagem, depende
do esforço de relacionar novas abordagens teóricas
sobre a aprendizagem a seu desenho instrucional. ✂️ c) A transferência de descobertas nas ciências cognitivas e
sociais para a prática do planejamento de materiais
didáticos raramente é um processo tão direto, o que
representa o grande desafio para os projetos de
inovações tecnológicas na escola. ✂️ d) A contribuição da informática é (apenas) de ordem
conceitual e não tecnológica, o que significa que ela
não oferece subsídio para a elaboração de novas ideias
acerca dos processos de aprendizagem ou ensino. ✂️ e) A transferência da teoria para a prática do desenho
instrucional não é fácil nem óbvia e, muitas vezes, as
iniciativas de usar os pressupostos construtivistas no
desenvolvimento de ambientes tecnológicos de ensinoaprendizagem ficam aquém da intenção inicial.