As narrativas a seguir demonstram as significações dos
participantes de uma pesquisa acerca do que é avaliação.
- avaliação é para saber se o assunto dado foi aprendido, se os
alunos estão devagar com as aprendizagens (Estudante Nanda –
9º ano “B”).
- a avaliação é para pesquisar sobre tal conteúdo que está sendo
ensinado, se o aluno conseguiu entender (Estudante Fred – 9º
ano “B”).
- é avaliar a aprendizagem, é avaliar não só o que o aluno
aprendeu, é avaliar o que você passou, se você conseguiu chegar
ao objetivo (Professora Eduarda – História).
- compreendo a avaliação como um feedback. Saber o que está
acontecendo, saber que o aluno está aprendendo e porque não
está aprendendo (Professora Natália – Ciências). (Fonte: file:///C:/Users/User/Downloads/30435-Texto%20do%20artigo131798-1-10-20201130.pdf) O processo avaliativo descrito pelos estudantes e professores
acima indicam a avaliação numa perspectiva:
✂️ a) formativa, pois têm o objetivo de informar ao professor
acerca da sua atuação que poderá refletir a respeito do seu
trabalho e redimensionar o seu planejamento, visando a
construção de aprendizagens. ✂️ b) diagnóstica, em que é possível identificar os pontos fortes e
fracos de cada estudante, gerando dados que servirão de
base para as futuras decisões pedagógicas da instituição. ✂️ c) comparativa, pois auxilia a entender o aproveitamento de um
aluno, comparando um período com outro, início e fim, e
esse tempo a ser avaliado e comparado pode ser definido
pelos profissionais da educação. ✂️ d) diagnóstica, que está muito ligada ao mecanismo de retorno,
à medida que também permite ao professor detectar e
identificar deficiência na forma de ensinar, possibilitando
reformulações no seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo. ✂️ e) somativa, com função classificatória, que se realiza ao final
do período letivo e consiste em classificar os alunos de acordo
com níveis de aproveitamento previamente estabelecidos,
geralmente tendo em vista sua promoção de um ano para outro.